Notícias

16/03/2022

Conheça as principais formas de ensinar inglês para crianças


Os pais sempre buscam o melhor para seus filhos. Isso inclui oferecer oportunidades de aprendizado que contribuem para a formação pessoal e profissional de cada um, independentemente da etapa da vida em que estiverem. 

Quando esses pais observam o entorno e percebem um mundo cada vez mais integrado, com culturas que se complementam e acesso a tecnologias que ultrapassam fronteiras, o ensino de língua inglesa acaba se tornando uma prioridade.

Adultos que não dominam um segundo idioma sabem como essa lacuna gera desafios no dia a dia. Desde o entendimento de uma música ou filme, até oportunidades de emprego que exigem conhecimento avançado de inglês.

“Meu filho será bilíngue?"

Bilíngue é aquele que fala dois idiomas ou até mesmo dois dialetos de uma mesma língua. Ser bilíngue, no entanto, não significa ser proficiente em dois idiomas. É provável que a pessoa se desenvolva em um segundo idioma e aprimore o conhecimento ao longo da vida, mas permaneça com uma língua dominante.

Há diversos estudos que comprovam que crianças bilíngues têm mais facilidade para se concentrarem em atividades e solucionar problemas complexos em relação àquelas que falam apenas um idioma.

Mas afinal, todos os cursos de inglês são iguais?

Para cada criança, contexto social e necessidades, existe uma metodologia mais adequada. O ensino do inglês pode ser feito de diversas formas e realizar um curso de inglês em turno inverso é a maneira mais tradicional e com resultados extremamente satisfatórios.

Nas escolas internacionais, os alunos têm componentes curriculares lecionados em outro idioma. Ou seja, as aulas de matemática e ciências podem ser ministradas em inglês e os alunos são avaliados tanto em relação ao inglês quanto ao conteúdo dessas disciplinas. Em geral, são escolas com custo mais elevado, já que os professores das matérias tradicionais também têm alto nível de proficiência em inglês.

Outra opção são as escolas com programas bilíngues, que oferecem aulas diárias de inglês como parte do currículo e contemplam temas abordados em aulas de ciências, história e geografia, por exemplo. Essas aulas costumam ser ministradas por professores de inglês, que recebem treinamento específico para abordar os conteúdos que envolvem outras disciplinas.

Então como ajudar os filhos a aprenderem um idioma e prepará-los para o futuro? Elencamos quatro pontos fundamentais:

1.  Independentemente da metodologia escolhida, o mais importante é estimular o estudo sem cobranças. 

2. Durante a infância, as crianças absorvem mais informações e aprendem com mais facilidade. 

3. Se os pais não dominam a fala ou o significado das palavras, não precisam forçar uma interação em inglês com as crianças. Isso pode confundi-las. Por isso, as aulas com professores capacitados são tão importantes.

4. Os pais também não precisam ficar preocupados se os pequenos misturam palavras em dois idiomas em uma mesma frase, por exemplo. Tudo isso faz parte do processo.

Comece a multiplicar as possibilidades do futuro do seu filho. As matrículas para os cursos da Ok Idiomas estão abertas! Aqui as crianças aprendem por meio da metodologia Cambridge, com professores qualificados e com conteúdos desenvolvidos especialmente para suas faixas etárias.

Conheça a estrutura da Ok Idiomas  - The Best Way e surpreenda-se!

 

 

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Ícone verde do aplicativo whatsapp